quinta-feira, janeiro 27, 2005

Seinfeld

A melhor série de humor de todos os tempos aí está para matarmos saudades. Seinfeld consegue ser hilariante sem o recurso a linguagem vulgar como é apanágio de qualquer série ou programa de televisão que tenha subjacente a ideia de fazer rir. Não recorre a palavrões, nem a piadas sobre sexo de baixo nível, nem caricatura a política. Serve-se de situações do dia-a-dia exacerbando-as e ridicularizando-as. É o exemplo máximo de entretenimento. Percebe-se ali subtileza e inteligência.
Nós por cá temos alguns programas de comédia e outros de entretenimento que incluem momentos de humor, os quais são completamente dispensáveis. A saber: "Malucos do Riso" é intragável. As séries com o Camilo são lixo. Algumas coisas do Herman são boas mas a maior parte é deplorável. O Cabaret da Coxa é a vergonha nacional. E por aí adiante. São muitos os maus programas de humor.
Existem alguns que merecem destaque positivo no meio de todo este humor atrofiado: O Contra-Informação caracterizado por um sentido de humor inteligente e claro Os Gatos Fedorentos. Algumas preciosidades no meio do desastre humorístico. O desastre humorístico que tenta entreter um país e que entretém! Há falta de melhor.